Internet, Software Livre

Yochai Benkler fala sobre a nova economia de código aberto « Hiperfície

Written by Eduardo Santos · 1 min read >

Pessoal, quem ainda não viu, não pode perder essa. Benkler, um dos pais da economia moderna, explicando as principais mudanças que acontecem com a inovação aberta. Simplesmente histórico.

Benkler e inovação aberta
Benkler e inovação aberta

http://hiperficie.wordpress.com/2009/05/22/yochai-benkler-fala-sobre-a-nova-economia-de-codigo-aberto/

Meus comentários sobre a palestra dele, que incluem parte do que ele diz e parte do que eu consegui observar sobre o que ele diz. Está tudo misturado, mas acho que dá pra entender:

  • Se você acha que a revolução da economia do conhecimento está acontecendo agora, voc? está errado. Isso vem acontecendo há 150 anos, mas estava concentrado na indústria, em economia de processos industriais.
  • Para gerar conhecimento, o custo alto era um pré-requisito, o que foi completamente modificado pela Internet.
  • Existe uma grande mudança em como o conhecimento é produzido e capitalizado, e isso diz respeito bascimante à propriedade do conhecimento.
  • Pela primeira vez desde a revolução industrial, os componentes mais importantes das economias mais avançadas estão nas mãos da população do mundo: criatividade humana distribuída pelo poder computacional na casa de cada um.
  • Antigamente era muito caro ter produção descentralizada, mas agora o seu impacto é direto através das redes abertas de compartilhamento.
  • Propriedade é um dos mecanismos de coordenação, mas não é o único.
  • Dinheiro não é sempre o melhor motivador.
  • Pegue qualquer problema, divida-o em pequenos módulos, e a motivação passa a ser trivial. Afinal, cinco minutos são suficientes para colaborar em algum projeto.
  • O novo sistema de produção de conhecimento é diretamente ameaçado pelos antigos modelos que estão sucumbindo.
  • Da próxima vez que abrir um jornal e vir alguma decisão sobre propriedade intelectual, não se trata apenas de uma decisão técnica e pequena, mas sim do futuro da liberdade de existir como ser social uns com os outros, e a forma como a informação, o conhecimento e a cultura serão produzidos.
  • Estamos observando uma batalha que decidirá o quão fácil ou difícil será para a economia da informação industrial seguir como segue ou desenvolver um novo modelo de produção paralelo ao tradicional que pode mudar nossa forma de ver e reconhecer o mundo.

O que posso concluir é: da próxima vez que vir alguém falando da importância da propriedade intelectual, lembre-se da velha dupla de caminhoneiros que passava na Globo.

Corre Bino. É uma cilada.

Written by Eduardo Santos
Desenvolvedor Open Source por vocação, Mestre em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), professor universitário e cientista de dados (data scientist). Profile

3 Replies to “Yochai Benkler fala sobre a nova economia de código aberto « Hiperfície”

  1. Olá Paulo,

    Realmente o serviço é muito bom. Ainda não conhecia. Parabéns pelo excelente post.

Leave a Reply

%d bloggers like this: