Maddog no Roda Viva

A ida de uma dos maiors ícones da comunidade de Software Livre internacional para um programa de grande prestígio como o Roda Viva é uma grande oportunidade para discutir com a sociedade alguns pontos que consideramos bastante importantes que toda a população saiba. Contudo, dado o aspecto um pouco “chapa-branca” da bancada de entrevistadores, a conversa não rendeu tanto quanto poderia. Na única vez em que uma pergunta um pouco mais elaborada foi feita, a respeito da comparação dos dividendos gerados pela Microsoft a país em comparação ao que gera o Software Livre, foi cortada pelos outros membros da mesa e o nosso amigo Maddog não pôde se aprofundar muito no assunto. Contudo, não dá para negar que foi uma excelente oportunidade, pelo menos para divulgação.

A pergunta mais interessante da noite foi feita pelo apresentador (não, não me lembro do nome dele), quando citou o exemplo da Telebrás para perguntar o que ele achava do papel do Estado na inclusão digital. A resposta me decepcionou um pouco, pois achei que ele foi um pouco evasivo e não procurou se posicionar abertamente sobre o tema. Me parece uma postura prudente, já que governos vão e vem, e desagradar um ou outro pode ser ruim para a continuidade das atividades de uma fundação como a Linux Foundation no Brasil. Mas eu esperava que ele pelo menos atacasse o tema mais abertamente.

De qualquer maneira, algumas coisas importantes foram ditas, e acho que vale a pena ressaltar:

  • Software Livre não é necessariamente política, e sim economia;
  • O fato de todos usarem Windows não siginifica que ele seja mais fácil, e sim que as pessoas estão acostumadas com ele;
  • O fato de as pessoas associarem o comunismo à ditadura não significa que eles sejam sinônimos.

Enfim, não foi uma discussão muito profunda mas valeu a pena como divulgação. E impressionante como cada vez mais o Maddog parece um embaixador apropriado para o Linux, até na maneira de falar.

Obs.: Pra quem tiver interesse, segue o link para o teaser do evento: http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva/resultado.asp?programa=1193

Se você gostou desse post, deixe um comentário ou inscreva-se no feed RSS para ter todas os posts enviados para o seu agregador preferido.

Author Description

Eduardo Santos

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), Tecnologista na Agência Espacial Brasileira, professor do Uniceub e cientista de dados (data scientist).

No comments yet.

Leave a Reply