O Vale do Silício do Cerrado?

Coluna de tecnologia publicada no Portal dos Calangos

São quase 02h00 da manhã e estou conectado, junto com uma grande quantidade de meus companheiro de profissão. Após terminar uma das várias tarefas organizadas para o dia, é o momento de me dedicar um pouco ao meu hobby. Ou seria também um trabalho? Para o empreendedor de tecnologia, tudo é trabalho.

Não sei se todos sabem, mas fui durante um longo período de tempo estudante do curso de Física da UnB. Na verdade, me considero praticamente um Físico, já que faltavam apenas quatro matérias para eu me formar quando desisti do curso (ou ele desistiu de mim). Durante o processo de aprendizagem para me tornar professor, o referencial muito bem apresentado por alguns dos meus (bons) professores era o programa norte-americano para formar físicos, popularmente conhecido como PSSC.

O interesse americano era direto: estavam com medo de perder a corrida espacial para os russos, depois que eles conseguiram realizar o primeiro voo espacial tripulado, comandado pelo hoje famoso cosmonauta russo Yuti Gagarin. Qual a forma então de vencer os russos? Precisavam formar mais físicos, e rápido. Assim, desenvolveram um programa de ensino que começava ainda na educação básica, passando pela especialização em Matemática e Física ainda no High School e culminando numa colossal (bem ao estilo americano) injeção de recursos nas principais universidades e centros de pesquisa do país. O programa teve início em 1956 e o resultado veio poucos anos depois, como todos já sabemos.

[…]

Veja o restante do texto no Portal dos Calangos: O Vale do Silício do Cerrado?

Se você gostou desse post, deixe um comentário ou inscreva-se no feed RSS para ter todas os posts enviados para o seu agregador preferido.

Author Description

Eduardo Santos

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), Tecnologista na Agência Espacial Brasileira, professor do Uniceub e cientista de dados (data scientist).

No comments yet.

Leave a Reply

Twitter

Subscribe to Blog via Email

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 883 other subscribers

Alguns direitos reservados

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.