Calangos Tecnologia

A vida sob um novo PRISMa

Written by Eduardo Santos · 50 sec read >

Coluna de tecnologia publicada no Portal dos Calangos

Gostaria de lhe fazer uma pergunta: você tem smartphone, ou pelo menos um telefone com GPS? Já acessou o facebook pelo aplicativo nativo do seu telefone? Reparou que o símbolo do GPS às vezes acende mesmo que não esteja usando o aplicativo? Sim, quando o facebook faz a sincronia de seus contatos ele vai naturalmente pegar a sua localização, ainda que você não tenha explicitamente autorizado que a coleta seja realizada. Agora olhe para a sua timeline e veja que tudo o que você posta vem com a informação do local daquela publicação junto. Sim, ele está te rastreando o tempo inteiro, quer você queira, quer não.

Sempre me chamaram de maluco e paranóico, principalmente porque venho dizendo há muitos anos que somos monitorados o tempo todo na Internet. Veja um post que publiquei em 2009 sobre o “maravilhoso” Google Wave. Na época minha preocupação estava em ter computadores começando a entender o que estamos falando e armazenar essas informações. Veio então a explicação que dei sobre quem manda na Internet e, na sequência, a revelação por trás do que estava sendo feito no Skype. Ainda assim, muita gente não me levava a sério.

(…)

Veja o restante do texto no Portal dos Calangos: A vida sob um novo PRISMa

Written by Eduardo Santos
Desenvolvedor Open Source por vocação, Mestre em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), professor universitário e cientista de dados (data scientist). Profile

Leave a Reply

%d bloggers like this: